quarta-feira, 2 de março de 2022

Grande arremessadora de peso Adams se aposenta

 


Valerie Adams (© Getty Images)


Dame Valerie Adams anunciou sua aposentadoria, após uma lendária carreira no arremesso do peso que inclui duas medalhas de ouro olímpicas e oito vitórias em mundiais.

A estrela da Nova Zelândia compartilhou sua decisão de pendurar seus sapatos de arremesso em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (1), ao encerrar sua carreira de enorme sucesso que durou mais de duas décadas.

“Hoje, estou aqui para compartilhar com todos vocês que estou oficialmente pendurando esses sapatos de arremesso tamanho 14”, disse Adams.

"Depois de ganhar minha medalha de bronze em Tóquio, pensei em embarcar em outra campanha. Levei algum tempo para realmente processar esse pensamento e ver se era algo que eu realmente queria fazer de novo. Meu coração, mente e corpo simplesmente responderam ao perguntar para mim, então é hora de encerrar."


A incrível jornada de Adams no esporte começou quando ela tinha 14 anos e ela pegou um peso pela primeira vez. Ela foi selecionada para o Campeonato Mundial Sub-18 de 1999 em Bydgoszcz, onde ficou em 10º lugar, apesar de ainda não ter completado 15 anos. Dois anos depois, Adams ganhou a primeira de suas medalhas de ouro globais ao vencer no evento Sub-18 em Debrecen e passou reivindicar o título mundial U20 em Kingston no ano seguinte. Nesse mesmo mês, ela viajou para os Jogos da Commonwealth em Manchester e conquistou a prata aos 17 anos.

Sua primeira medalha mundial sênior veio em Helsinque três anos depois e essa prata seria apenas o começo. Nos 11 anos seguintes, Adams ganhou uma série de títulos mundiais ao ar livre – em Osaka em 2007, Berlim em 2009, Daegu em 2011 e Moscou em 2013 – para se tornar a primeira mulher a conquistar quatro medalhas de ouro consecutivas em qualquer evento individual no Mundial. Campeonatos, e igualou a medalha de ouro com quatro títulos mundiais indoor, conquistados em Valência em 2008, Doha em 2010, Istambul em 2012 e Sopot em 2014.

Depois, há seu incrível sucesso olímpico, com Adams conquistando dois títulos consecutivos em Pequim em 2008 e Londres em 2012, além de prata no Rio em 2016 e bronze em Tóquio em 2021. Com seu bronze em Tóquio, Adams se tornou a primeira mulher a ganhar quatro medalhas olímpicas em um único evento de campo.

Entre suas duas últimas medalhas olímpicas, Adams se tornou mãe e deu as boas-vindas a sua filha Kimoana em 2017 e seu filho Kepaleli em 2019. Ela agora espera passar mais tempo com sua família e continuar treinando sua irmã Lisa, que ganhou o ouro no peso paralímpico em Tóquio, além de trabalhar em sua comunidade e com seus patrocinadores.


"Embora hoje marque o fim da minha carreira de arremesso de peso, o atletismo sempre fará parte da minha vida", disse Adams, que lançou recordes da Oceania de 21,24m ao ar livre e 20,98m indoor e também tem três títulos da Commonwealth e seis vitórias no Diamond Trophy.

“Eu dei meu coração e minha alma ao esporte. Amei e nutri desde tenra idade, cresci como uma menina para agora como uma mulher totalmente adulta. É lindo e excitante, às vezes duro e implacável, mas sempre honesto, sempre inquiridor.

"Para todos aqueles que se atrevem a levantar o peso, estou olhando para você, menina. Faça-o com a minha bênção como me foi dada, eu dou também a você. Força e coragem. Existe o sonho, bom e verdadeiro. Pegue-o."

Longe do círculo de arremesso, no qual Adams alcançou uma sequência de 56 vitórias consecutivas entre 2010 e 2014, a atleta de 37 anos se juntou ao campeão olímpico de salto com vara da França em 2012, Renaud Lavillenie, tornando-se a primeira atleta ativa a ingressar no Conselho Mundial de Atletismo como titular, pelo voto dos membros em 2019.

Adams, vice-presidente da Comissão de Atletas, também foi nomeada Atleta Mundial do Ano em 2014.

Atletismo Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...