segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Campeonato da Europa termina com noite forte para a anfitriã Alemanha


 Alemanha conquista o ouro 4x100m no Campeonato Europeu em Munique (© Getty Images)

Foi justo que terminasse assim – um clímax perfeitamente adequado para uma edição soberba do Campeonato Europeu, com a Alemanha conquistando o ouro na pista com sua equipe feminina de 4x100m derrubando a casa na última corrida da noite no Estádio Olímpico de Munique, neste domingo (21).


Com Alexandra Burghardt – que no início deste ano conquistou a prata olímpica no bobsleigh – liderando-as, o bastão mudou de mãos com a típica eficiência alemã, de Lisa Mayer para a campeã dos 100m Gina Luckenkemper, chegou às mãos de Rebbeka Haase, que ficaram surpresos quando ela voltou a cabeça e viu a Polônia na pista externa como o adversário mais próximo.


Isso porque as favoritas da corrida, a Grã-Bretanha e a França, que a final, não conseguiram fazer boas trocas do bastão depois de fracassar nas primeiras trocas, deixando Haase no poder para levar o ouro para a Alemanha com 42,34, com a Polônia levando a prata em um recorde nacional de 42,61 e Itália conquistando o bronze com 42,84.


“Se alguém me dissesse antes do campeonato que eu voltaria para casa com duas medalhas de ouro, eu diria que ele é louco”, disse Luckenkemper, que teve que levar pontos na perna devido a uma ferida aberta durante uma queda após sua vitória nos 100m. “Ainda não posso aproveitar o que aconteceu esta semana.”


O revezamento 4x100m masculino foi um assunto muito mais direto, com o formidável quarteto da Grã-Bretanha de Jeremiah Azu, Zharnel Hughes, Jona Efoloko e Netanel Mitchell-Blake chegando ao ouro com um recorde de 37s67 no campeonato, com a França levando a prata com 37s94 e a Polônia o bronze em um recorde nacional de 38,15.


“Eu estava sentindo um pouco a pressão, especialmente quando eles anunciaram o time alemão, a multidão estava barulhenta e eu sabia que tinha que me apresentar e entregar”, disse Azu. “Então eu saí e corri para salvar minha vida.”


Nos 100m com barreiras feminino, a polonesa Pia Skrzyszowska fez uma exibição brilhante para somar o ouro sênior europeu ao título sub-23 do ano passado, vencendo em 12,53 (-0,1m/s), com a húngara Luca Kozak levando a prata com 12,69 e a suíça Ditaji Kambundji o bronze com 12,74. A holandesa Nadine Visser não entrou no pódio em quarto lugar com 12,75. Skrzyszowska teve pouco tempo para comemorar, pois correu a primeira mão para a equipe polonesa de 4x100m apenas 37 minutos depois.


“Eu tinha energia suficiente porque depois da minha corrida individual, senti muitas emoções e endorfinas e fui levada imediatamente para o revezamento, então não tive tempo de perceber o que havia acontecido”, disse Skrzyszowska. “Mas isso foi uma loucura. Fiz o que deveria ter feito. Comecei muito rápido e mantive o ritmo até o final. O trabalho está feito. Estou muito feliz com as duas medalhas.”


Os 800m masculinos viram o campeão mundial em pista coberta Mariano Garcia coroar um ano brilhante ao conquistar o ouro europeu, o espanhol indo para a frente pouco antes de passar nos 400m em 52s07. Foi uma vantagem que ele nunca abandonou, passando 600m em 1:18.59 e segurando todos os adversários para vencer com 1:44.85.


“Estava à espera de uma corrida muito mais lenta, mas não foi, por isso aceitei e decidi controlar desde o início,” disse Garcia. “Quando decidi assumir a liderança, sabia que tinha que dar tudo de mim.”


O campeão mundial dos 1.500m, Jake Wightman, mostrou sua grande versatilidade ao vir de trás para conquistar a prata com 1min44s91, enquanto o irlandês Mark English ficou com o bronze em 1min45s19. “Eu estava muito perto do ouro e ficaria muito feliz em conseguir isso, mas ainda estou muito feliz com a prata”, disse Wightman. “Eu não estava perto o suficiente na última sequência e é difícil quando você não está tão perto de oponentes fortes.”


Os 10.000 m masculinos se resumiam a uma disputa de pênaltis na última volta entre um grupo de atletas, uma corrida de resistência que foi decidida pela velocidade. Foi Yemaneberhan Crippa, da Itália, que teve todas as respostas nesse departamento, acelerando na reta final para conquistar seu primeiro título europeu sênior com 27:46.13.


“Estou muito feliz com esta medalha de ouro, especialmente depois de ter conquistado um bronze no passado”, disse Crippa. “Em comparação com quatro anos atrás, em Berlim 2018, sinto que mudei muito – especialmente minha mentalidade, estou muito mais forte mentalmente do que no passado. Corri a última volta pensando que tinha que cuidar de Jimmy Gressier. Embora ele fosse o grande favorito para vencer, parece que esta noite foi a minha noite.”


O norueguês Zerei Kbrom Mezngi, que fez uma grande chance a poucas voltas do final, ficou com a prata em 27:46.94 com o francês Yann Schrub ganhando o bronze em 27:47.13. Gressier estava logo atrás em quarto.


Essa foi a ação na pista, mas a Alemanha também teve uma ótima noite de encerramento no campo, onde Julian Weber venceu em um emocionante lançamento de dardo masculino com 87,66m. Jakub Vadlejch, da República Tcheca, ficou com a prata com 87,28m, enquanto o finlandês Lassi Etelatalo abriu novos caminhos em terceiro, seu PB de 86,44m lhe rendeu o bronze.


"Ainda não consigo acreditar, estou nas nuvens", disse Weber, que terminou em quarto lugar na final olímpica do ano passado e na final mundial deste ano. “Há muito tempo anseio por esta medalha. Eu não fiz nenhum lance de aquecimento porque estava com muita dor nas costas. Meus fisioterapeutas fizeram um ótimo trabalho, mas com essa dor, havia menos pressão para mim. Na primeira tentativa tentei colocar tudo e foi esmagador que consegui 83 metros. Esse começo forte me ajudou muito.”


Vadlejch assumiu o comando na segunda rodada com seu esforço de 87,28m e foi na quarta rodada que Weber produziu seu esforço vencedor de 87,66m.

“A medalha de prata é um resultado muito bom para mim, mas eu queria vencer”, disse Vadlejch. “Mas estou muito feliz por Weber porque ele venceu em casa e deixou a torcida muito feliz.”


A ucraniana Yaroslava Mahuchikh reinou suprema no salto em altura feminino e, embora não estivesse em sua melhor forma – falhando três vezes em 1,97m – ela mostrou sua típica mentalidade de embreagem para conquistar o ouro com uma folga de primeira em 1,95m.


“Gostaria de dedicar esta medalha ao povo ucraniano”, disse Mahuchikh, que espera voltar para casa em setembro. “Saí de casa em março e foi difícil desde então. Quero fazer algo pelo meu país e é um prazer para eles ver minha medalha de ouro”.


A prata foi para Marija Vukovic, do Montenegro, que abriu 1,95m em sua terceira tentativa, enquanto a estrela sérvia de 17 anos, Angelina Topic, ficou com o bronze com 1,93m.


“Este é um resultado muito, muito importante para mim – minha primeira grande medalha sênior”, disse Vukovic. “Eu estive esperando por isso por tanto tempo que você não pode imaginar o quão emocional eu me sinto agora.” Topic disse que estava “muito, muito sem palavras” sobre ganhar o bronze.


Cathal Dennehy para o Atletismo Mundial

Tradução de: https://worldathletics.org/news/report/european-championships-munich-relay-weber-mahuchikh


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...