quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Atleta do ano Yulimar Rojas se concentra apenas nos pontos positivos

Tradução de: https://www.worldathletics.org/awards/news/athlete-year-yulimar-rojas-2020-2021

A habilidade de compartimentação é fundamental para os atletas - a habilidade de bloquear o ruído e focar sua atenção em uma única tarefa.

É um que Yulimar Rojas dominou em uma noite de sexta-feira em fevereiro, produzindo o maior salto de sua vida - e o segundo maior da história - com seu salto final de 15,43 m no World Athletics Indoor Tour em Madri.

Com esse feito, ela foi coroada Atleta Feminina do Ano no World Athletics Awards no último fim de semana e, quando solicitada a refletir sobre este ano tumultuado, a venezuelana de 25 anos disse que o fará com uma memória seletiva.

“O que quero lembrar de 2020 são apenas as coisas boas”, disse ela. “Ao lembrar apenas as coisas boas, isso me ajudará a me concentrar melhor em 2021.”

Ela tem grandes ambições para o próximo ano. As Olimpíadas, obviamente, mas o sucesso para ela não será definido apenas por medalhas, mas também por medidas. Existem duas distâncias principais em sua mente.

“Eu sei que posso fazer 15,50m”, disse ela. “Minha ambição é ser a primeira mulher a pular 16 metros. É algo inimaginável na mente das pessoas, mas acho que tenho a capacidade de fazer isso. ”

Ela poderia facilmente se irritar com o que poderia ter sido em 2020. Rojas, afinal, entrou no ano como a atual campeã mundial, a única atleta desde 2016 a ter saltado além dos 15 metros, o que fez sete vezes no ano passado.

Quando ela começou o ano com um recorde sul-americano de 15,03 m em Metz, e depois alcançou seu recorde mundial de 15,43 m em Madri, ela parecia destinada a conquistar o ouro olímpico. Mas todos nós sabemos o que aconteceu a seguir.


Yulimar Rojas em uma volta de honra em Madrid (© Dan Vernon)

“Eu estava saindo de uma temporada indoor onde estava em uma forma excepcionalmente boa e estava trabalhando por volta dos 15,50m”, disse ela. “Sinceramente, acredito que se não houvesse o bloqueio e a pandemia, eu estaria comemorando uma medalha olímpica, um desempenho melhor do que 15,43m. Mas sou um atleta que sempre quer mais e, apesar do que aconteceu em 2020, estou confiante de que 2021 trará mais alegrias e me encontrarei em uma forma ainda melhor. ”

Essa seria uma perspectiva assustadora para os rivais de Rojas, que competiu com moderação em uma temporada abreviada ao ar livre, pulando uma melhor de 14,71 m em Castellon, Espanha, em setembro.

“Foi uma temporada muito curta, uma temporada rápida, mas nos ajudou a perceber que há coisas muito mais importantes por aí”, disse ela. “Aproveitei a pandemia para descansar e agora estou realmente ansiosa para me preparar para a próxima temporada.”

No sábado, ela voltou para casa na Venezuela para assistir à transmissão ao vivo do Prêmio Mundial de Atletismo, e sua reação à notícia de sua vitória foi de choque total.

“Eu me senti como,‘ uau, o que está acontecendo comigo? Estou vivendo um sonho? 'Ser uma das finalistas foi como vencer para mim. Esta é a prova de que os sonhos se tornam realidade. ”

Ela ficou igualmente encantada pelo seu treinador, Ivan Pedroso, que vive em Guadalajara, na Espanha. Apesar de todas as conquistas do cubano como uma lenda do salto em distância - ouro olímpico, quatro títulos mundiais de outdoor, cinco títulos mundiais indoor - ele nunca havia sido coroado Atleta do Ano e Rojas estava ansiosa para dividir a honra com ele.

“Juntos formamos uma equipe muito forte e tenho certeza que, quando o veja novamente em breve, o abraçarei e nesse abraço haverá muita emoção”, disse ela. "Será um momento muito mágico."



Yulimar Rojas e Ivan Pedroso em Madrid (© Dan Vernon)

Depois de adicionar Pedroso como amigo no Facebook em 2015, Rojas lhe contou sobre sua ambição de treinar com ele e em novembro daquele ano mudou-se para Guadalajara, que fica a uma hora de carro de Madri.

Sob a orientação de Pedroso, ela ganhou dois títulos mundiais consecutivos indoor, dois títulos mundiais consecutivos ao ar livre e melhorou sua marca pessoal (PB) de 14,20m para 15,43m. Mas o que ele ensinou a ela desde 2015 vai muito além do salto triplo.

“Sinto muito amor quando falo sobre ele”, disse ela. “O que aprendi com ele é a força para poder voltar, a humildade, a alegria simples de treinar e de administrar os problemas.

“Aconteça o que acontecer, eu sei que Ivan estará lá comigo. Ele é um treinador para mim, mas não só isso, ele é como uma figura paterna e sabemos que juntos, com o amor pelo esporte que praticamos, podemos ir muito longe ”.



Na noite do encontro do World Athletics Indoor Tour em Madrid, em fevereiro, Pedroso estava mais nervoso do que Rojas quando eles apareceram na arena do Polideportivo Gallur.

“Isso denotava que algo especial estava no ar”, disse ela.

Ela havia feito o suficiente para garantir a vitória no segundo salto, então saltou 15,29m no quarto salto, mas depois de errar em sua quinta tentativa, parecia que sua chance de atingir o recorde mundial indoor de 15,36m estava se esvaindo. Mas com todos os olhos focados na pista de salto triplo, ela acertou em cheio sua tentativa final de pular, pular e pular para os livros de história.

“Foi um dia perfeito”, disse ela. “A multidão estava lá, o estádio estava cheio e cada pessoa estava me olhando. Acho que o que fez a diferença foi o quanto eu estava focado nos saltos e não no desempenho. Esqueci completamente qualquer marca, qualquer recorde mundial. ”



Yulimar Rojas em ação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (© AFP / Getty Images)

Tendo se tornado a primeira mulher venezuelana a ganhar uma medalha olímpica de prata  com seu salto triplo em 2016, havia grandes esperanças de que Rojas se tornasse a primeira mulher medalhista de ouro do país em Tóquio. Mas com esses jogos adiados, ela está feliz por ser paciente.

“Esperei quatro anos pelas Olimpíadas, mas elas continuam sendo meu foco principal em 2021”, disse ela. “Todos os dias eu acordo para esse alvo. A energia e o foco não mudaram e nunca deixaram meu corpo. Acredito que 2021 será ainda melhor para mim e estou pronto para dar o meu melhor nos Jogos Olímpicos. ”

Após férias de final de temporada e algum tempo em casa na Venezuela, Rojas retornará em breve à Espanha para começar a treinar sob a supervisão de Pedroso, preparando-se para ser ainda melhor em 2021.

“É obviamente um ano muito importante, mas o mais importante para mim é ser saudável e competitiva. Preciso estar psicologicamente e fisicamente no melhor da minha forma, para treinar a 100 por cento e competir a 100 por cento. ”

Faça isso e os dois objetivos principais em sua mente - ouro olímpico e o recorde mundial de 15,50 m - estarão ao seu alcance.

“Tenho a ambição de chegar lá”, disse ela. "Eu sei que meu coração vai me levar lá."

Cathal Dennehy para o World Athletics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...