sábado, 5 de dezembro de 2020

Duplantis e Rojas nomeados atletas mundiais do ano da World Athletics


 Atletas mundiais do ano Mondo Duplantis e Yulimar Rojas


Os recordistas mundiais Mondo Duplantis, da Suécia, e Yulimar Rojas, da Venezuela, foram eleitos Atletas Mundiais masculino e feminino no Prêmio Anual da World Athletics Awards 2020, cerimônia realizada virtualmente neste sábado (5).

Duplantis quebrou o recorde mundial no salto com vara duas vezes, chegando a 6,17m e 6,18m em dois finais de semana consecutivos em fevereiro, apenas algumas semanas antes da pandemia global do coronavírus. Quando a competição finalmente recomeçou, Duplantis coroou sua temporada e produziu o maior salto ao ar livre de todos os tempos (6,15m) e terminou o ano invicto em 16 competições.



Duplantis, que celebrou seu 21º aniversário no mês passado, é o atleta mais jovem já nomeado Atleta Mundial do Ano.

“Foi uma temporada realmente estranha, para mim e para todos, mas fui capaz de montá-la e obter alguns resultados muito bons”, disse Duplantis, que recebeu o prêmio Rising Star em 2018.

“Eu só queria ir lá e mostrar ao mundo do que eu era capaz e divulgar meu nome com grandes apresentações. Consegui fazer isso e tive algumas boas alturas, especialmente durante a temporada indoor.

“Quando tudo foi interrompido e as coisas foram adiadas para o final da temporada, eu pude encontrar uma boa forma lá também, o que, para mim, foi mais impressionante do que minha temporada indoor porque eu tive dois meses de folga.

“Acho que é legal quando as pessoas me descrevem como o rosto do esporte, mas não é algo que eu precise ser ou que devo ter”, acrescentou. “Eu só tento ir lá, tento pular alto, tento quebrar recordes mundiais, tento apenas continuar melhorando”.

Como muitos atletas, Rojas competiu com moderação em 2020, mas ela fez cada uma de suas participações contar. Rojas quebrou o recorde sul-americano de salto triplo indoor em sua primeira competição do ano, atingindo 15,03m em Metz, França. Em sua próxima competição, no encontro do World Athletics Indoor Tour em Madri, ela saltou 15,43m na última rodada da competição para quebrar o recorde mundial indoor em sete centímetros.

Ela competiu apenas duas vezes ao ar livre, vencendo o encontro da Wanda Diamond League em Mônaco e novamente em Castellon, na Espanha, onde saltou 14,71 m, o salto mais distante do mundo ao ar livre este ano.

“Sinceramente, não esperava isso, realmente não consigo acreditar”, disse Rojas, que recebeu o prêmio Rising Star em 2017. “É uma grande alegria e estou cheia de felicidade. Ser uma das finalistas me fez sentir como ganhar para mim, ser indicada entre outras atletas excepcionais já foi uma conquista maravilhosa.


 



“Esta vitória significa muito para mim e para todos os que trabalham comigo todos os dias, todos os que me dão força e motivação todos os dias. E agora, ser a melhor atleta do ano é mais uma inspiração para mim para 2021. Vai ser um grande ano e tenho muita ambição. Isso me dá muita força para seguir o rumo da minha carreira.

“Quero agradecer a todos que votaram em mim e a todos que contribuíram para me tornar a melhor atleta do mundo em 2020. Obrigado por fazer isso acontecer, não apenas para mim, mas para toda a minha equipe, meu treinador, meu empresário, minha família, meu povo. Obrigado por me fazer parte da história deste esporte como uma das melhores atletas do mundo. Esta é a prova de que os sonhos se tornam realidade. ”

Os outros vencedores do prêmio foram:
 

Prêmio Federações Membros

Polski Związek Lekkiej Atletyki (Associação Polonesa de Atletismo)

A federação foi reconhecida por ter entregue com sucesso grande parte do calendário competitivo do país, apesar da pandemia, incluindo a realização de três competições do World Athletics Continental Tour, duas em Chorzow e uma em Bydgoszcz. Junto com o comitê organizador local e as autoridades locais, a federação foi fundamental para ajudar a oferecer um Campeonato Mundial de Meia Maratona de Atletismo com segurança e bem-sucedido em Gdynia 2020, no qual Krystian Zalewski estabeleceu um recorde nacional.


Prêmio "Covid Inspiration"

Ultimate Garden Clash, uma ideia original de Renaud Lavillenie


Uma série de três competições inovadoras, idealizadas por Lavillenie e seus colegas saltadores com vara que apresentaram sua ideia ao Atletismo Mundial. Os eventos foram realizados durante um período de cinco semanas, nas quais os atletas se enfrentaram por meio de um link de vídeo ao vivo enquanto competiam em suas respectivas bases de treinamento.

Organizado em conjunto pelos atletas e pela World Athletics, e transmitido ao vivo em suas plataformas de mídia social, o Ultimate Garden Clash apresentou competições separadas de salto com vara masculino e feminino e um evento de triatlo com três dos melhores decatletas do mundo. A edição masculina de salto com vara em 3 de maio entre o campeão mundial Sam Kendricks, o detentor do recorde mundial Mondo Duplantis e o ex-detentor do recorde mundial Lavillenie foi a primeira competição de atletismo "ao vivo" de alto nível do mundo desde que os bloqueios globais entraram em vigor em março e atraiu mais de um milhão de espectadores em mais de 90 países nas primeiras 24 horas.

Prêmio do Presidente

Tommie Smith, Peter Norman e John Carlos

 

“Criamos o Prêmio do Presidente em 2016 para reconhecer e homenagear serviços excepcionais ao atletismo”, disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe. “A bravura, a dignidade e a moralidade desses três homens continuam a inspirar os atletas de todos os esportes há 50 anos.

“A imagem de Smith e Carlos erguendo os punhos ficou marcada na história como um ato incendiário de protesto de atletas. Mas, infelizmente, sua causa e o que eles defendiam tão bravamente não foi relegado aos livros de história. Como as demonstrações ao redor do mundo este ano mostraram, há muito mais a ser feito. Espero que a atitude intransigente desses três atletas possa continuar a ser uma inspiração para todos nós que nos recusamos a aceitar o racismo. ”

Prêmio de Melhor Treinador

Helena e Greg Duplantis



Os pais e a equipe técnica por trás do sucesso do Atleta Mundial Masculino do Ano Mondo Duplantis, que começou a quebrar recordes de faixa etária aos sete anos. Enquanto a dupla assume muitos papéis, Helena, uma ex-heptatleta, ajuda principalmente com o condicionamento de seu filho, enquanto Greg, um ex saltador com vara de 5,80 m em seu auge, auxilia na técnica.

Prêmio da Comunidade de Atletas

Clubes de Atletismo

Liderado pela Comissão Mundial de Atletas de Atletismo, este prêmio foi criado como uma forma de os atletas mostrarem sua gratidão pelos esforços de todos que foram além durante este ano difícil.

“2020 tem sido um ano muito peculiar”, disse o saltador com vara francês e Presidente da Comissão de Atletas, Renaud Lavillenie. “Para nós, atletas, tem sido um verdadeiro desafio poder continuar correndo, pulando e jogando. Por isso, foi muito importante para nós mostrar o nosso apreço a todos aqueles que nos permitiram continuar a treinar, mas acima de tudo, voltar a competir.

“Este prêmio vai para todos os clubes de atletismo do mundo por fornecerem aos atletas apoio durante a pandemia, negociar o acesso às instalações de treinamento, implementar protocolos de higiene e organizar competições locais. Qualquer pessoa que conheça nosso esporte aprecia como os atletas contam com nossos clubes locais e somos muito gratos por seu apoio contínuo. ”

Os clubes de atletismo podem reivindicar seu prêmio digital preenchendo este formulário e baixando os gráficos.

Fotografia do ano do atletismo mundial

Fotografia de Michael Steele de crianças competindo no Discovery Cross Country Championships em Eldoret, Quênia



“Eu estava no Quênia em janeiro para outra missão e vi um evento cross-country acontecendo”, disse Steele, um fotógrafo esportivo veterano da Getty Images. “Fiquei encantado com todo o entusiasmo das crianças e de todos os envolvidos no evento do dia. Foi bom filmar algo mais popular do que eventos normais em grandes estádios; apenas mostra que você pode tirar boas fotos em qualquer lugar. ”

Fique por dentro da premiação completa:


 

Fotos: https://www.facebook.com/WorldAthletics 

Fonte: https://www.worldathletics.org/awards/news/world-athletes-year-2020-duplantis-rojas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...