terça-feira, 6 de abril de 2021

Nadador cubano Luis Vega bate recorde nacional em 200 metros estilo borboleta



Em Kazan, ele conseguiu bater a marca que  estava em poder dele. Foto: Colaborador JIT

O recorde de 1:58,58 minutos foi alcançado durante o campeonato russo de qualificação olímpica, que é realizado em Kazan.  

Por: Lisset Isabel Ricardo / Tradução de matéria  de JIT

Segunda-feira, 5 de abril de 2021 17h06

Havana.– O CUBANO Luis Vega bateu nesta segunda-feira novo recorde nacional  cubano nos 200 metros borboleta ao carimbar 1:58,58 minutos em uma das finais do campeonato olímpico russo de qualificação sediado em Kazan, onde participa graças  a bolsa concedida pelo Federação Internacional de Natação (FINA).

Vega quebrou seu próprio recorde de 1:59,23 que estabeleceu nos Jogos da América Central e do Caribe 2018 em Barranquilla, que o certificou como medalha de bronze, além de se tornar o primeiro na ilha a cair abaixo de dois minutos naquela prova.

“Estou muito feliz, é o evento no qual estou mais focado porque é o que tem a melhor opção para me qualificar para os jogos de Tóquio”, disse o jovem da capital ao JIT .

“Com esse tempo eu melhorei ainda mais a marca B, mas meu objetivo é lutar pela A, que é 1:56,48 e com a qual você consegue a passagem direta para o Japão, é forte, mas não é impossível”, acrescentou.

Apesar das irregularidades nos treinamentos em 2020 devido à pandemia de COVID-19, Luis nadou em dezembro em Havana para 1:58,98, mas não que  não  foi homologado como recorde nacional por realizá-lo durante um teste de controle e junto com outros que nadaram livres.

Em Kazan - onde participam os nadadores russos mais proeminentes - a salamandra das Antilhas estreou no sábado no medley 400 m individuais, um evento no qual ele alcançou o seu melhor para a vida marcando 4: 25,77 minutos.

“Me senti muito bem, porém, não esperava aquele resultado porque não treinava essa prova há muito tempo, estou focado na minha preparação para os 200 m borboleta, mais tempo sobrou, o que também é motivo para satisfação ",  anunciou que o participará na quarta-feira nos 200 m combinados e  na quinta-feira nos 100 m borboletas.

Sua companheira, também bolsista do Centro Internacional daquela cidade russa, Lorena González, disputou 200 freestyle, que nadou em 2:08,26 minutos.

“Apesar de não ultrapassar sua marca pessoal de 2:04,35 no momento, seu desempenho hoje foi positivo após apenas cinco semanas de treinamento em Kazan, já que antes ela tinha que cumprir sua quarentena. Ele melhorou e está chegando à sua forma esportiva ", disse Nelson García, comissário nacional nesta capital.

A atleta natural de Sancti Spiritus, de 20 anos explicou que «me senti bastante bem e embora o esforço  não  conseguiu me tempo, a respeito o que fiz numa competição  anterior aqui consegui baixar quatro segundos, que na  minha opinião  não  está mal, apenas estou me adaptando ao entorno e como funcionam as coisas aqui. Na quarta-feira irei participar  nos 100 freestyle ».


O próprio diretor da natação cubana revelou que os dois atletas farão mais um campeonato na Rússia de 3 a 5 de junho. Não será uma qualificação olímpica, mas será muito benéfico para Luis em sua batalha para chegar a Tóquio.


"O mesmo vale para Lorena, que busca a marca A para garantir sua presença nos Jogos Pan-americanos de Juniores da Colômbia em setembro próximo e depois voltará a Kazan com o objetivo de se classificar para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, previsto para dezembro."


Lorena competiu no sábado nos 100 m borboleta, distância  que fez em 1:03,83 minutos, mas ela tem certeza que estará se aproximando de seu recorde mais marcante, 1:02.69, na verdade a primazia nacional, que conquistou em 2019 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...