quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Inspirado por Barega, Worku segue seus passos globais para a conquista da medalha de ouro



Tadese Worku comemora sua vitória de 3000m no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 em Nairóbi (© Dan Vernon)

Ao cruzar a linha de chegada do Estádio Kasarani, Tadese Worku jogou os braços para o ar, feliz por seguir os passos de seus ídolos.

O medalhista de prata do cross country sub-20 de 2019 desta vez levou o ouro ao dominar a final dos 3000m do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 Nairóbi 21, na quarta-feira (18), liderando o 1-2 etíope.

O jovem de 19 anos, que melhorou seu PB para 7:34,75 em Szekesfehervar em julho, marcou 7:42,09 em Nairóbi para ganhar seu primeiro ouro mundial à frente de seu companheiro de equipe Ali Abdilmana, que correu um PB de 7:44,55. Habtom Samuel da Eritreia conquistou o bronze em 7:52.69, parte de uma série de performances do PB, com seu compatriota Merhawi Mebrahtu marcando 7:55,50 e Lionel Nihimbazwe, do Burundi, 8:04,07.

“Estou me sentindo bem, muito feliz porque ganhei o ouro”, disse Worku, falando por meio de um intérprete. “Parabéns ao meu país.”



Os 3000m masculinos estavam sendo disputados no Campeonato Mundial Sub-20 pela primeira vez e o grande favorito da pré-corrida Worku estava determinado a fazer história ao se tornar o campeão inaugural. Controlando a corrida, ele foi acompanhado por Abdilmana e eles correram juntos até que Worku chutou para a vitória.

“Eu me conheço, me preparei muito no meu país”, explicou Worku, que saudou as arquibancadas no caminho até a chegada e teve tempo de cair na pista para comemorar e voltar a subir antes que o medalhista de bronze Samuel chegasse ao fim da corrida. “Quando estava correndo com meus concorrentes, me testei e tentei atacar.”

Foi no Campeonato Mundial de Cross Country 2019 em Aarhus, Dinamarca, onde Worku fez sua estreia em campeonatos importantes. Naquele ano, aos 17 anos, ele correu 7:43,24 nos 3000m e 13:18,17 nos 5000m. Sob a orientação do técnico Teodros Hailu, ex-jogador de futebol e marido do bicampeão olímpico e bicampeão mundial dos 5000m da Etiópia, Meseret Defar, Worku melhorou desde então para 7:34,75 para os 3000m e 26:58,30 para 10.000m - um tempo em que terminou em quinto lugar nas eliminatórias das Olimpíadas da Etiópia em Hengelo, em junho.

Sua esperança era também competir nos Jogos de Tóquio, mas ele ficou satisfeito em ver seu compatriota, modelo e parceiro de treinamento Selemon Barega levar o título dos 10.000 metros lá.

“Meu modelo é Barega”, explicou Worku. “Nas Olimpíadas eu o vi, me senti orgulhoso e segui seus passos (vencer em Nairóbi). Eu me preparei para ser como ele. ”


Barega conquistou o título mundial Sub-20 em 2016, quando venceu os 5000m em Bydgoszcz. A lista de honra do evento também inclui vários medalhistas de ouro globais Haile Gebrselassie (1992), o bicampeão mundial de 5000m Muktar Edris (2012) e o bicampeão mundial indoor de 3000m Yomif Kejelcha (2014).

“Tenho treinado com Teodros duas vezes por dia para me manter em melhores condições”, disse Worku. “Eu estava treinando no centro de Addis Ababa e nos arredores de Addis, em lugares como Sululta e outros. Às vezes quando a gente quer treinar na cidade a gente treina na pista da academia.

“Meus parceiros de treinamento são lendas das Olimpíadas e do Campeonato Mundial”, acrescentou. "Muktar Edris, Selemon Barega. Eles são meus amigos e tenho treinado com eles.”

E agora Worku também tem uma medalha de ouro mundial, assim como eles.

Jess Whittington para World Athletics

Confira a programação e os resultados


Tradução de: 

https://www.worldathletics.org/competitions/world-athletics-u20-championships/nairobi21/news/feature/tadese-worku-nairobi-world-u20-3000m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...