segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Com a vitória da Maratona de Londres, Jepkosgei escreve o capítulo mais recente de sua história de sucesso em corridas de rua


Joyciline Jepkosgei comemora sua vitória na 2021 Virgin Money London Marathon (© Thomas Lovelock para Virgin Money London Marathon)


Nos momentos após sua brilhante vitória na Virgin Money London Marathon, uma   corrida do World Athletics Elite Platinum Label, foi significativo que Joyciline Jepkosgei já estivesse olhando para o futuro e sinalizando que havia mais por vir.

“A maratona é como um livro”, disse ela. “Quando comecei a correr a maratona, abri o livro em Nova York, e cada vez que faço uma estou aprendendo muito.”

Depois de uma noite sem dormir respondendo a mensagens de parabéns de amigos e colegas de volta para casa no Quênia, Jepkosgei voltou ao tema do autoaperfeiçoamento, falando com confiança sobre como ela acredita que pode ir mais rápido do que seu tempo vitorioso de Londres de 2:17:43.

Já a coloca em sétimo lugar na lista de todos os tempos da maratona feminina e foi alcançada apenas em sua terceira corrida ao longo de 26,2 milhas, após sua vitória de estreia em Nova York em 2019 e seu segundo lugar em Valência no ano passado.


“Esta maratona em Londres me motivou a fazer ainda mais a cada dia, porque corri tempos mais rápidos em cada uma das minhas três maratonas”, disse ela. “Corri 2:22, depois 2:18 e agora 2:17, então estou vendo a melhora e isso me motiva a ir ainda mais rápido.”

A confiança que Jepkosgei exala, tanto em seu estilo de corrida agressivo quanto em sua atitude franca, sugere que há muitos mais capítulos a serem escritos em sua carreira de maratona de fast track.

Surpreendentemente, ela só começou a treinar seriamente há oito anos, após o nascimento de seu filho, Brendan, embora seu talento para correr fosse evidente desde seus dias de escola, crescendo em Cheptil, perto de Eldoret.

“Ir para a escola e voltar para casa significava correr”, disse ela. “Eu corria para a escola de manhã, voltava para casa para almoçar, corria de volta para a escola e depois voltava para casa - todos os dias da semana.

“Percebi que o talento estava presente quando tínhamos corridas entre classes na escola. Eu era a vencedora todas as vezes que competia, então meus pais ficaram muito felizes comigo e me motivaram todas as manhãs. Quando me mandavam para o mercado, eu corria e voltava rápido. Meus pais disseram: 'Essa garota vai se tornar uma corredora no futuro'. ”

Seu treinador, Nicholas Koech, é um ex-corredor de 1:46 nos 800m e também seu marido. Jepkosgei diz que a relação dupla funciona perfeitamente para ela e descreve como um “privilégio” ser treinada por ele.

“Quando estamos no campo, ele é um treinador, não um marido, e em casa ele é um marido”, disse ela. “Estou muito feliz e orgulhoso dele. Ele me treinou não apenas em minha corrida, mas mentalmente para permanecer focada em tudo que estou fazendo ”.

Sob a orientação de Koech, Jepkosgei alcançou seu primeiro avanço nas classificações de elite ao vencer a Meia Maratona de Karlovy Vary na República Tcheca em maio de 2016.

No mês de abril seguinte, ela destacou seu talento extraordinário quebrando nada menos que quatro recordes mundiais em uma única corrida em seu caminho para a vitória na Meia Maratona de Praga. Ela definiu marcas para 10km (30:04), 15km (45:37) e 20km (1:01:25) antes de se tornar a primeira mulher a correr uma meia maratona em menos de 65 minutos ao vencer com 1:04:52.

Cinco meses depois, ela baixou seu recorde mundial de 10 km ainda mais quando venceu o Grande Prêmio de Birell de Praga em 2017 em 29:43 e se tornou a primeira mulher a quebrar a barreira dos 30 minutos nas corridas de rua.

Em uma reviravolta curiosa de tempo, Jepkosgei segurou a marca de 10 km até poucos minutos antes de ir para a linha de largada da Maratona de Londres, quando Kalkidan Gezahegne do Bahrein reduziu para 29:38 na vitória do Giants Geneva nos 10 km.

Jepkosgei não sabia que seu recorde tinha ido até depois de sua vitória em Londres, embora estivesse previsivelmente otimista sobre sua derrota.

“Foi ótimo quebrar o recorde para mostrar o que é possível, mas agora estou muito feliz por vencer aqui”, disse ela.

“Esta é uma conquista que durará para sempre. É uma grande conquista pessoal para mim e vai durar a vida toda. ”


Jepkosgei, que ganhou alguma experiência no percurso de Londres ao realizar tarefas de coelho em 2019, disse que sabia que estava em forma física para vencer na estreia depois de quebrar o recorde do percurso na Meia Maratona de Berlim em agosto.

“A Meia Maratona de Berlim foi uma prova para a Maratona de Londres e eu estava me sentindo confiante depois de correr 3min05 ou 3min06 por quilômetro em Berlim”, disse ela. “Eu estava confiante de que 3:15 ou 3:16 seria um ritmo confortável para mim em Londres e que eu correria bem.”

O momento decisivo veio após a marca dos 35 km, quando Jepkosgei lançou seu ataque e rapidamente abriu vantagem sobre seus rivais. Ela ampliou sua liderança e cruzou a linha de chegada 15 segundos à frente da segunda colocada a Etíope Degitu Azimeraw.

“Meu plano em Londres era ir com os coelhos até que elas terminassem e atacar depois dos 30 km”, disse ela. “Mas todas foram muito fortes e o grupo continuou unido.

“Então eu finalmente fiz meu ataque e vi que ninguém estava me seguindo. Mantive o ritmo e estava me sentindo confortável até os últimos dois quilômetros, quando comecei a me sentir um pouco cansada. Mas o público continuou me motivando e eu terminei com força. ”

A única pena foi que a compatriota queniana Brigid Kosgei, detentora do recorde mundial e duas vezes vencedora de Londres, não conseguiu enfrentar um desafio significativo depois de correr com as pernas cansadas apenas dois meses depois de seu desempenho com a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio. Ela terminou em quarto lugar com 2:18:40.

A boa notícia para os organizadores da Maratona de Londres é que Jepkosgei já está pensando em defender sua coroa de Londres no próximo ano, aumentando a perspectiva tentadora de um confronto de maratona com Kosgei em plena forma.

“Agora vamos voltar e fazer um intervalo de recuperação e depois planejarei com meu treinador e minha gestão o que farei no próximo ano”, disse Jepkosgei. “Mas eu ficaria feliz em voltar a Londres no próximo ano.”

Simon Hart para World Athletics

Tradução de:

https://www.worldathletics.org/competitions/world-athletics-label-road-races/news/london-marathon-2021-joyciline-jepkosgei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...