quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Leyanis Perez - Crescente talento do Salto Triplo transforma a decepção de Tóquio em grande motivação


 

Saltadora de triplo cubana Leyanis Perez (© Calixto N Llanes)

A saltadora cubana de triplo Leyanis Pérez já havia mostrado grande potencial, mas foi nos primeiros Jogos Pan-Americanos Juvenis, no início de dezembro, que ela teve seu primeiro sucesso internacional. Reivindicando uma vitória convincente, foi um trampolim em direção a objetivos maiores - incluindo o  Campeonato Mundial de Atletismo Indoor Belgrado 22 - quando ela entrou na classificação sênior.

"Isso foi uma linda experiência. Eu queria garantir uma marca na minha primeira tentativa e tentar mais nas rodadas subsequentes. Agradeço a todos que me apoiaram e isso compensa por não competir em Tóquio ”, refletiu a jovem de 19 anos após conquistar o ouro continental em Cali com um salto de 14,39 m. Ela ultrapassou os 14 metros em todos os seus cinco saltos.

“Estar em Tóquio e não poder competir foi um grande golpe e perder o Campeonato Mundial Sub-20 também foi difícil de engolir. Mas meu treinador, mãe, padrinho e outros atletas me apoiaram nesses momentos difíceis ”, acrescentou.

Depois de saltar mais de 14 metros em sete encontros locais em casa, incluindo um recorde nacional Sub-20 de 14.48 m, Pérez garantiu uma vaga na equipe cubana para os Jogos Olímpicos de Tóquio e o Campeonato Mundial Sub-20 no Quênia.

Então, em apenas sua segunda competição fora de Cuba, ela melhorou para 14,53 m, apenas nove centímetros atrás do recorde mundial Sub-20 que já tem 25 anos. Mas durante seu último dia de treinamento na Espanha antes de voar para Tóquio, ela sofreu uma contração muscular na perna direita e não conseguiu se recuperar a tempo de competir em qualquer um dos eventos globais.

Depois de alguma redenção em Cali, ela agora está voltada para o Campeonato Mundial Indoor, que será realizado em Belgrado de 18 a 20 de março.

Leyanis Pérez compete nos Jogos Pan-americanos Juvenis em Cali (© Calixto N Llanes)


Sem antecedentes esportivos familiares, Leyanis e sua irmã gêmea Lidianis - uma jogadora de handebol -  trouxeram o esporte para o primeiro plano em sua família em Pinar del Rio, a província mais a oeste de Cuba.

Descoberta pelo técnico Ochandorena durante a terceira série, Pérez ingressou em uma escola de esportes aos 10 anos. Atleta alta (hoje com 1,88 m), ela treinou salto em altura e salto triplo. Aos 15 anos, ela saltou 1,50 m e 10,77 m respectivamente em cada prova e melhorou para 1,64 m e 12,41 m no ano seguinte. Em 2018, ela se concentrou mais no salto triplo e uma grande melhora para 13,36 m naquele evento abriu as portas para a seleção nacional de Sub-20.

Sob a orientação do técnico Ricardo Ponce, ingressou no clube de 14 metros ao saltar 14,13 metros em sua primeira competição oficial de 2019. Terminou a temporada com a medalha de prata no Pan-Americano Sub-20 da Costa Rica, sua primeira experiência internacional.

“Os resultados não saíram como o esperado, mas gostei da experiência e de ver atletas de todas as Américas”, lembrou.

Quando a pandemia de Covid-19 atingiu o início de 2020, ela já havia melhorado para 14,15 m, mas só assim quando voltasse para casa e tentasse se manter ativa em sua terra natal, Pinar del Rio.

“Foi um ano difícil para todos, mas eu mantive a paciência”, disse ela. “Eu ia para a pista ocasionalmente quando tínhamos permissão e fazia algum condicionamento para manter a forma”.

Apesar de alguns contratempos em 2021, Pérez olha com otimismo para sua estreia no cenário global.

“Lutei em Cali com uma corrida de nove passos. Minha corrida completa é de 15 passos ”, ela explicou.“ Eu me considero uma saltadora rápida e há muito que posso melhorar. Preciso fortalecer minha perna esquerda e melhorar minha corrida. Tenho total confiança no meu treinador e na minha capacidade de continuar a melhorar, um passo de cada vez. "

Consciente da história de seu evento em Cuba, ela se sente estimulada a manter a tradição de seu país no salto triplo feminino no cenário global. “Assisti a vídeos de Yargelis Savigne (bicampeã mundial) e Mabel Gay (prata mundial em 2009), além de Pedro Pichardo (campeão olímpico). A Mabel, agora treinadora, é alta como eu e tem me dado bons conselhos ”, acrescentou.

Seu treinador, Ponce, também tem alguns elogios. “Ela tem o raro talento de ser alta, rápida e bem coordenada”, disse ele. “Ela tem um potencial enorme e nós a guiaremos em seu crescimento físico e mental”.

Entre outros, Ponce levou Yoandri Betanzos a cinco medalhas mundiais.

Fora das pistas, a aluna do primeiro ano de educação física gosta de música tropical e se considera uma boa dançarina. Nele, ela tem um sonho maior: ser campeã olímpica.

“Assistir à final olímpica ao vivo no Estádio de Tóquio foi uma grande motivação para mim”, disse ela. “Quero me tornar campeã olímpica e irei passo a passo para alcançar meus objetivos.

"Tive muitas derrotas na minha carreira e recuperei. Vou continuar a dar o meu melhor e continuar a trazer alegria ao povo cubano."

Javier Clavelo Robinson para World Athletics

Tradução de:

https://www.worldathletics.org/competitions/world-athletics-indoor-championships/belgrade22/news/feature/leyanis-perez-indoor-belgrade-22-triple-jump

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...