segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Vinte anos depois Claudio Roberto Sousa recebe medalha olímpica

O velocista Cláudio Roberto Sousa sua medalha de prata olímpica 20 anos depois

Fotos: Wagner Carmo/CBAt



Visivelmente  emocionado, ele recebeu a sua medalha de prata do revezamento 4x100 m dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, depois de 20 anos de espera, neste domingo (13/12), no término do programa de provas do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. 

A medalha veio do Museu Olímpico, de Lausanne, Suíça e foi entregue a Claudio Roberto por Bernard Rajzman, representante do COI, ao som do Hino Olímpico, após um emocionante revezamento na pista simulado pelos titulares do time brasileiro em 2000. Vicente Lenilson, Edson Luciano Ribeiro, André Domingos, Claudinei Quirino participaram do revezamento simbólico na pista do Centro Olímpico até a passagem do bastão para Claudio que correu até o fim sob aplausos dos companheiros.

Os demais integrantes do quarteto brasileiro receberam a medalha no próprio estádio, na cerimônia do pódio, no dia 30 de setembro de 2000. A medalha de Claudinho ficou para ser entregue depois, mas nunca foi recebida por ele. Para tratar sobre o assunto o Comitê Olímpico Brasileiro entrou em contato em 2001 com o COI, e este teria afirmado que a responsabilidade de prover a medalha era do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Sydney. Em 2003, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, Claudinho ganhou do COI um pin, destinado aos medalhistas olímpicos como compensação.

Emocionado ele disse "É muita história pra contar, daria um livrão... Por tudo o que eu passei, por tudo o que eu vivi em busca dessa medalha e finalmente ela chegou. Eu não me arrependo de nada. Fui atrás da medalha do meu jeito, como tinha de ser, do meu jeito, sem agredir ninguém, sem criar polêmica. E ela chegou naturalmente".








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...