quarta-feira, 20 de outubro de 2021

A medalhista olímpica Bradshaw pronta para ser um modelo enquanto celebra a diversidade corporal


 Saltadora com vara britânica Holly Bradshaw nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (© Getty Images)

Para Holly Bradshaw, o mais importante não é a aparência de seu corpo, mas o que pode fazer.

Esse corpo ajudou a jovem de 29 anos a se tornar uma medalhista olímpica e recordista nacional. Ela se elevou sobre uma barra de quase cinco metros de altura. E, mais recentemente, a ajudou a destacar a importância de celebrar a diversidade corporal no esporte.

Mas não foi uma jornada fácil. Bradshaw lembra quando viu os comentários pela primeira vez.

“Tudo começou em 2011 e o pior de tudo foi em 2012, talvez 2013”, lembra a saltadora com vara britânica, que então competia com seu nome de solteira, Bleasdale.

“Não sou geneticamente programada para ser uma atleta muito magra, isso simplesmente não é o que eu sou e tudo bem. Mas como uma jovem, eu definitivamente recebi muitas críticas sobre minha aparência. Eu era constantemente julgada. As pessoas escreviam postagens nas redes sociais e incluíam meu nome, dizendo: 'Ela é tão pouco atlética, tão pouco atraente, acima do peso'. Estava vindo de tantos ângulos diferentes que criou tanto pânico em mim.

“Você digitaria meu nome no Google e os resultados de pesquisa previstos seriam coisas como 'Olimpíadas de Holly Bleasdale', 'Salto com vara de Holly Bleasdale' e 'Gordura de Holly Bleasdale'. Então, em 2013, fiz o Campeonato Europeu por equipes na frente de uma torcida em Gateshead. Fiquei lesionada durante todo o verão e acabei não indo muito bem. Lembro-me de ter lido alguns dos comentários depois disso, e eles foram muito dolorosos. Aos 21 anos, pensei: 'Por que essas pessoas estão dizendo isso?' Como uma jovem atleta, nova nas redes sociais e no esporte, foi um pouco chocante que essas pessoas pudessem me odiar quando eu não tinha feito nada para elas. Era demais para uma jovem atleta ter sobre os ombros e realmente não ter ninguém com quem conversar sobre isso. ”

Isso é o que Bradshaw deseja mudar. Essas experiências de quase uma década atrás geraram desafios de imagem corporal que a múltipla medalhista europeia continua a enfrentar hoje e ela não quer que nenhum outro atleta passe pelo mesmo. Foi só depois de contar sua história sobre a oferta do kit para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 que Bradshaw - que optou por competir em um all-in-one com shorts - percebeu que estava longe de estar sozinha.


A medalhista de bronze Holly Bradshaw comemora nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (© Getty Images)


“Me mostraram as roupas que eu poderia usar (para Tóquio) e acabei de ver um macacão de biquíni, um top crop e calcinha ou um top crop e shorts”, explica a três vezes olímpica, que está em nono lugar no ranking mundial de todos os tempos lista com seu PB de 4,90m alcançado este ano.

“Lembro-me de ter entrado em pânico e perguntei se tinha um all-in-one com shorts que eles poderiam disponibilizar. Para ser justo, a equipe GB foi ótima, e obtivemos permissão da World Athletics para usar um macacão de remo adaptado. Mas me fez pensar - Já estive em três Olimpíadas agora, sou bastante conhecida e minha voz é ouvida, enquanto em 2012, quando eu era uma garota de 19 anos, não teria coragem para fazer isso, então eu definitivamente estaria competindo em algo que me sentia desconfortável.

“Agora eu realmente sinto que tenho uma voz e é uma voz importante a ser compartilhada”, acrescenta Bradshaw, que tem mestrado em psicologia do esporte. “Eu só percebi isso quando o British Athletics compartilhou minha história e a quantidade de mensagens que recebi em resposta, percebi que tenho essa voz e é minha obrigação usá-la. Agora sinto que minha carreira no salto com vara tem dois caminhos e eles são igualmente importantes - um é ver o quão alto eu posso pular e quão bem sucedida eu posso ser, e o outro é ser um modelo identificável que está promovendo a imagem corporal positiva de todos formas e tamanhos.

“Eu sou a única lá fora que usa um all-in-one porque não quero mostrar meu corpo. Se as pessoas querem usar um top curto e calcinha, esse não é o problema - é ótimo que elas queiram usar isso, mas o que está chamando a atenção para mim é a quantidade de garotas, especialmente, se distanciando do atletismo por causa do kit que elas têm que vestir. Isso para mim é tão triste. Existem barreiras suficientes para entrar no esporte como ele é. ”

Holly Bradshaw compete no 2021 Prefontaine Classic em Eugene  (© Matthew Quine / Diamond League AG)


Bradshaw pode ter relutado em se chamar de modelo, mas agora ela percebe o poder de sua posição. Além da diversidade dentro do atletismo, ela também faz questão de aumentar a conscientização sobre a diversidade dentro de cada uma das modalidades do esporte.

“Uma das razões pelas quais eu acho que tive tanta reação foi porque eu simplesmente não me pareço com qualquer outra pessoa lá fora no salto com vara”, diz ela. “Sou bastante alta e com uma constituição maior e só acho que é importante - principalmente agora que ganhei uma medalha olímpica - ter provado que é possível. Tive essas dúvidas, pensando que não me pareço com essas outras garotas, então como vou ter sucesso se eu sou a anomalia e todas as outras parecem iguais? Mas isso apenas mostra que você pode, e acho que essa é uma mensagem realmente promissora.

“O atletismo é o esporte mais diversificado”, acrescenta. “Se você não é pequenininho, pode fazer muitos eventos de atletismo diferentes. As pessoas veem atletas na TV e existe esse tipo de estigma de que você precisa ser superado, de que você precisa ter abdômen para praticar atletismo, e absolutamente não.

“Eu apenas digo aos jovens que não importa sua aparência, é mais o que seu corpo está fazendo. No fim das contas, pratico esportes porque adoro e quero ver como posso ser boa. ”

Jess Whittington para World Athletics

Tradução de:

https://worldathletics.org/news/feature/holly-bradshaw-pole-vault-body-diversity


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...