terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Recordista nacional Lopez na pista e fazendo história para o México



Jesus Tonatiu Lopez vence sua bateria de 800m nos Jogos Olímpicos de Tóquio (© AFP / Getty Images)

Apesar de toda a sua força em todo o espectro esportivo, o México teve pouco sucesso nos últimos tempos nas pistas quando se trata de grandes campeonatos. Nas Olimpíadas de Tóquio, a nação de 128 milhões de pessoas colocou equipes completas em maratonas e marcha atlética, mas tinha apenas um competidor masculino na pista. 


Esse atleta foi Jesus Tonatiu Lopez, um jovem de 24 anos cujos Jogos terminaram nas semifinais dos 800m, um erro tático que lhe custou preciosas frações de segundo e o deixou imaginando o que poderia ter sido. Lopez terminou em terceiro, apenas 0,03 atrás de Emmanuel Korir do Quênia e 0,17 atrás de Patryk Dobek da Polônia - que conquistaram ouro e bronze, respectivamente. 


“Chorei”, diz Lopez, que fez sua estreia em 2022 nos Millrose Games, encontro do World Athletics Indoor Tour Gold, no sábado (29). “Me senti muito frustrado. Eu sabia que talvez pudesse estar nessa corrida.”


Nos próximos meses, ele terá ampla oportunidade de fazer as pazes, com Lopez visando o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor Belgrado 22 em março e o Campeonato Mundial de Atletismo Eugene 22 em julho. 


“Não estou procurando uma grande conquista”, diz ele sobre Belgrado. “Competir com os melhores do mundo vai ajudar; vou ganhar muita experiência. Em Eugene, quero chegar à final. Obviamente eu quero uma medalha, mas tento não me estressar com um objetivo (tão) específico.”


Na preparação para Tóquio, a questão da medalha era frequentemente colocada a ele por jornalistas mexicanos, e Lopez fez o possível para minimizar as expectativas. 


"Eu não gosto de falar assim", diz ele. “Eu só quero correr o melhor que posso. Vou dar o meu melhor, mas é claro que com a minha melhor corrida posso ganhar uma medalha.”

Os últimos 12 meses lhe ensinaram isso. 


Ao longo de 2020 e 2021, Lopez deu muitos pequenos passos que, em última análise, levaram a um salto gigante em território de classe mundial. Em maio do ano passado, ele baixou seu recorde nacional para 1m44s40 e, dois meses depois, quebrou quase um segundo completo dessa marca, marcando 1m43s44 em Marietta, EUA. 


Parece estranho, mas Lopez ficou realmente mais feliz depois da primeira corrida. A razão? 


“Quando eu corri 1:43, naquele mesmo dia em Mônaco (reunião da Liga Diamante), e (Nijel) Amos correu 1:42,91”, diz ele. “Eu queria estar lá, então fiquei frustrado. Achei que poderia correr mais rápido.”




O que levou ao seu avanço? A história de Lopez é semelhante a de muitos outros atletas que tiveram seus mundos virados de cabeça para baixo em 2020, forçados a reavaliar sua abordagem, reconstruir sua forma física e retornar melhor do que nunca quando as corridas foram retomadas.

“Acho que a pandemia me ajudou”, diz ele. 

Em 2019, ele estabeleceu um recorde mexicano de 1:45.03 pouco antes dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, mas foi atingido por uma lesão nas baterias daquele campeonato e não conseguiu terminar. 

“Em 2020, nossa filosofia era melhorar as coisas que fazemos bem e consertar as coisas que não fazemos bem”, diz ele. “Foi para melhorar em nossas fraquezas. Eu não estava dando tudo o que tinha (antes) e senti que precisava dar um pouco mais para melhorar.”

Lopez é um atleta em tempo integral atualmente e treina em Hermosillo, uma cidade de 800.000 habitantes, localizada no estado de Sonora, no noroeste do México. É também onde ele cresceu, descobrindo o atletismo aos sete anos de idade, trazido por seus pais, Claudia Alvarez e Ramon Enrique. 

Na época, ele estava jogando futebol americano, colocando sua velocidade em bom uso como running back, e naqueles primeiros anos ele “não se importava muito” com o atletismo. Seus pais, porém, garantiram que ele continuasse o curso. 

“Eles me obrigaram a treinar”, diz ele. “Quando eu era menino, eu queria (jogar) futebol americano, futebol, mas eles diziam 'não, você vai ser um atleta de atletismo.'”

Não havia formação atlética em sua família, mas seu treinador conhecia o talento quando o via. Em 2013, Lopez – então com 15 anos – competiu no Campeonato Mundial Sub-18 em Donetsk, na Ucrânia, e deixou uma marca indelével. 

“Percebi: quero fazer isso por toda a minha vida”, diz ele. 


Jesus Tonatiu Lopez compete no Campeonato Mundial Sub-20 de 2016 em Bydgoszcz (© Getty Images)


Aos 16 anos baixou o seu melhor para 1m50s33, e competiu no Campeonato Mundial Sub-20 em Eugene, EUA. Aos 17 ele estava correndo 1:48.13 e aos 18 anos: 1:46.57. 

Em 2017, ele fez seu primeiro Campeonato Mundial em nível sênior, competindo em Londres antes de conquistar o título dos Jogos Universitários Mundiais em Taipei. Até então ele era um estudante na Universidade de Sonora, estudando cultura física e esportes e treinando com Conrado Soto, que ainda hoje o treina. 

Lopez acordava cedo, treinava às 6 da manhã antes de suas aulas, progredindo constantemente a cada mês, a cada ano. As exigências desportivas e acadêmicas impediam-no de trabalhar em paralelo, mas o apoio dos pais – que o iniciaram neste caminho – nunca vacilou. 

“Mesmo sem muito dinheiro, eles me deram o que eu precisava para me colocar na cidade onde preciso competir”, diz. “Os primeiros anos foram muito difíceis, mas graças a eles consegui ser consistente de ano para ano. Eles também estavam sempre lá para me dar apoio emocional. Tudo isso, devo aos meus pais.”

Enquanto contava sua história, Lopez estava sentado na pista no Armory, em Nova York, antes dos Jogos de Millrose. Ele nunca havia corrido em uma pista coberta de 200m antes, mas Lopez correu bem para terminar em sexto em 1m48s60.

“Foi uma competição muito acirrada, mas estou satisfeito”, disse. “Posso melhorar e sei o que preciso fazer para ser melhor da próxima vez.”

Dado seu pedigree na adolescência, ele tinha várias opções disponíveis para estudar nos EUA, mas Lopez as ignorou em favor de ficar em casa. “Meu treinador era ótimo, eu tinha minha família, minha casa”, diz ele. “Não preciso ir a outros lugares quando tenho tudo em Hermosillo.”

Crescendo, ele tinha poucos compatriotas para admirar que estavam se misturando no alto nível em eventos de média distância, mas Lopez espera que sua presença naquele palco – agora e no futuro – inspire muitos outros a seguir. 

“Sempre quis isso”, diz. “Em todas as competições, quero ter pessoas ao meu lado. Levei muito tempo para acreditar que poderia competir com os (melhores do mundo), mas há um ano eu realmente acreditei. Eu posso competir com eles.”

Cathal Dennehy para World Athletics


Tradução de: https://worldathletics.org/competitions/world-athletics-indoor-tour/news/jesus-tonatiu-lopez-800m-mexico-millrose-games




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...