domingo, 24 de julho de 2022

Grijalva, um 'sonhador' cheio de sonhos

 


Luis Grijalva no Campeonato Mundial de Atletismo Oregon22 (© AFP/Getty Images)

Há ditados tão usados ​​que tendemos a empregá-los com parcimônia, para que não percam o sentido. 

No entanto, raramente a frase “o atletismo mudou minha vida” foi tão verdadeira quanto quando dita pelo corredor de distância guatemalteco Luis Grijalva.

Nascido na Guatemala, Grijalva mudou-se para Fairfield, Califórnia, com seus pais e dois irmãos mais velhos em 2000, quando tinha apenas um ano de idade.

Imigrante indocumentado na época, Grijalva está agora sob a proteção do programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA), uma política de imigração lançada em 2012 pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama que permite que alguns indivíduos que chegaram aos Estados Unidos ilegalmente quando crianças para ficar e evitar a deportação. Os imigrantes protegidos pelo DACA são comumente chamados de “sonhadores”.


“Basicamente, isso me permite ficar nos Estados Unidos”, explica Grijalva. “Posso tirar carteira de motorista, posso trabalhar, mas não posso pedir a cidadania e é extremamente difícil sair do país.


“Se eu quiser ir para o exterior, preciso solicitar uma autorização com seis meses de antecedência e preciso ter uma razão legítima para isso. Não posso simplesmente ir a algum lugar porque tenho vontade. Além disso, nunca pode ser por um longo período de tempo. E se eu sair do país sem permissão, não posso voltar por um período de 10 anos.”

Para Grijalva, que está tentando construir uma carreira internacional no atletismo, essas são apenas mais um conjunto de barreiras com as quais ele se acostumou desde que começou a correr.

O esporte dá direção

“Não venho de uma família de corredores”, explica Grijalva. “Quando nos mudamos para os Estados Unidos, meus pais estavam tão ocupados tentando ganhar a vida que meus irmãos e eu às vezes ficávamos sozinhos.”


“Infelizmente, meus irmãos se envolveram em muita violência de gangues, foram presos e acabaram sendo deportados de volta para a Guatemala quando eu tinha 13 anos. Não os vejo desde então.”

Coincidentemente ou não, foi quando Grijalva começou a levar a corrida a sério.

“Lembro-me de sempre estar entre os três primeiros de todas as corridas em que participava na época e, durante meu primeiro ano do ensino médio, comecei a ganhar algumas corridas nacionais, o que me levou a pensar que talvez pudesse correr em nível universitário. .”

Vindo de uma família modesta, Grijalva sabia que precisava absolutamente de uma bolsa de estudos integral para realizar seu sonho. Um dia, ele recebeu a visita de Mike Smith, um treinador da Northern Arizona University, cuja abordagem de corrida convenceu Grijalva de que a escola era a melhor opção para ele. 

“Ele veio à casa dos meus pais e prometeu cuidar de mim fora da corrida, e isso ressoou em mim.”

Até aquele momento, talvez sem que ele percebesse, correr tinha empurrado Grijalva na direção certa.

“É realmente incrível fazer parte de uma equipe de atletismo”, disse Grijalva. “Porque você conhece tantas pessoas que buscam o mesmo objetivo e compartilham a mesma paixão. Todos nós queremos alcançar o sucesso e, na época, eu estava com pessoas que eram totalmente o oposto disso.”

Sem falar na educação que a universidade lhe proporcionou, Grijalva se sente grato por tudo que o esporte representa. “Estar um com o outro, defender as coisas certas, sentir-se desafiado, tudo sobre fazer parte de uma equipe de atletismo faz de você um corredor melhor, mas também uma pessoa melhor.

“Investir em outras pessoas traz o melhor de você. Sou grato por todas as amizades e memórias que criei ao longo do caminho.”

Um sonho olímpico de última hora

Ao se formar na Northern Arizona University, Grijalva assinou um contrato profissional com o Hoka e permaneceu em Flagstaff, Arizona, para continuar trabalhando com Smith.  

Em 11 de junho de 2021, ele marcou 13:13.14 nos 5000m no Campeonato da NCAA para cumprir o padrão de qualificação olímpica apenas uma semana e meia antes do fechamento da janela de qualificação.

“Eu sabia que era teoricamente tarde demais para solicitar uma permissão para deixar o país e ir para Tóquio, mas ir às Olimpíadas era um sonho de infância, então decidi tentar”, diz Grijalva.

“Mike e eu contratamos um advogado de imigração em 1º de julho, enviamos toda a papelada e decidimos usar a mídia para alavancar minha história.

“E explodiu”, lembra Grijalva. “De repente eu estava recebendo ligações para aparecer na NPR ou Good Morning America, foi uma loucura. E isso me deu a oportunidade de educar as pessoas sobre o que é o status DACA.”

A estratégia parecia funcionar.

Em 25 de julho, Grijalva recebeu sua permissão para sair dos Estados Unidos. Ele voou para Tóquio em 28 de julho e dois dias depois se classificou para a final olímpica depois de terminar em 10º em sua bateria em 13:34.11. Ele terminou em 12º na final, baixando seu próprio recorde nacional para 13:10.09. Definitivamente vale a pena o incômodo.


Uma cabeça cheia de sonhos 


“Se você excluir o primeiro ano da minha vida, Tóquio foi minha primeira vez fora dos Estados Unidos, mas também a primeira vez que competi contra tantos atletas de tantas nações diferentes”, diz Grijalva.

“Eles correm de forma diferente e mais agressiva do que os atletas americanos, que geralmente têm medo de acompanhar o ritmo. Isso me deixou com fome de mais.” 

No início desta temporada, Grijalva competiu nas etapas de Oslo e Estocolmo da Wanda Diamond League para ganhar experiência antes do Campeonato Mundial de Atletismo Oregon22

“Na verdade, começamos todo o mesmo processo em março e recebemos a confirmação final apenas alguns dias antes de nossos voos.”

Em Oslo, Grijalva ficou em 11º nos 5.000m com 13m18s13 e uma semana depois estabeleceu um recorde nacional de 3.000m em Estocolmo com 7m38s67.

“Bem, sim, eu não voei 10 horas para correr e ver como me sentia”, explica Grijalva. “Eu estava lá para competir o melhor que pude.”

“O simples fato de ver uma bandeira da Guatemala ao lado do meu nome nesses grandes eventos significou muito”, acrescenta Grijalva. “Estou super orgulhoso de poder representar meu país ao lado de nações dominantes em corridas de longa distância, como Etiópia, Quênia ou EUA”.

“Estou com fome do Campeonato Mundial agora”, disse Grijalva após sua corrida em Estocolmo. “Tenho sorte de que eles estejam acontecendo nos Estados Unidos este ano, então não preciso passar pelo mesmo processo novamente. Chegar à final seria enorme. E se eu conseguisse entrar no top 10 do mundo…” 

Ele está a caminho. Três dias atrás, ele terminou em terceiro em sua bateria de abertura em 13:14.04 para avançar para a final de Suday. 

“De onde eu venho, é muito especial”, diz Grijalva.

A corrida começa às 18h05 locais (GMT-7), a primeira final da noite na pista. Quando chegar a hora, os sonhadores podem desejar que os sonhos se tornem realidade.

Laurent Dieste para o Atletismo Mundial 


Tradução de:


https://www.worldathletics.org/competitions/world-athletics-championships/oregon22/news/feature/luis-grijalva-guatemala-distance-runner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...