domingo, 24 de julho de 2022

Korir, do Quênia, acrescenta ouro mundial nos 800m ao título olímpico em Oregon


 Emmanuel Korir vence os 800m no Campeonato Mundial de Atletismo Oregon22 (© Getty Images)


Depois de perder o ouro nos dois últimos Campeonatos Mundiais, o Quênia está de volta ao topo nos 800m masculino.

O campeão olímpico Emmanuel Korir assumiu a liderança na reta final e conquistou seu primeiro título mundial no Campeonato Mundial de Atletismo Oregon22 no sábado (23) no Eugene's Hayward Field.

Korir ultrapassou Marco Arop, do Canadá, a cerca de 50 metros do final e, com a cabeça balançando, cruzou a linha de chegada na melhor temporada de 1m43s71. Djamel Sedjati, da Argélia, fechou rápido e terminou em segundo com 1m44s14, com Arop segurando o terceiro com 1min44s28.

“Foi difícil”, disse Korir. “Esperava uma corrida mais rápida, mas venci e estou muito feliz por este resultado. Eu sabia que havia alguns caras logo atrás de mim nos últimos 100m. Eu esperava que alguém viesse, mas ninguém veio.”

"É como mágica", acrescentou. “Tenho trabalhado para isso. Tem sido uma longa espera. Eu falhei em 2017 e 2019 e consegui agora.”

Korir, de 27 anos, restabeleceu o domínio queniano no evento de duas voltas, tornando-se o primeiro atleta da nação da África Oriental a conquistar o título desde que o recordista mundial David Rudisha conquistou sua segunda coroa mundial em 2015.

Os quenianos ganharam ouro nos 800m nos últimos quatro Jogos Olímpicos, mas os últimos quatro títulos mundiais foram conquistados por atletas de quatro nações diferentes. A vitória de Korir significa que o título mundial já foi conquistado sete vezes por atletas quenianos.

A corrida de sábado havia sido considerada aberta, mas Korir mostrou experiência, habilidade tática e chute na hora certa para sair por cima no penúltimo dia do campeonato.

Korir, que entrou nos campeonatos como wildcard como vencedor da Diamond League de 2021, não conseguiu controlar as corridas este ano como fez nas Olimpíadas de Tóquio e não correu abaixo de 1:45 durante toda a temporada. Mas ele superou a ocasião em Hayward Field, a pista onde conquistou o título da NCAA em 2017.

Mais uma vez, dois atletas do mesmo país não subiram ao pódio, dando continuidade a uma sequência que começou com a edição inaugural em 1983. Os 800m masculinos são a única prova do Mundial em que isso ocorreu.

Sedjati, que correu 1m43s69 em abril e conquistou o título dos Jogos do Mediterrâneo em casa no início deste mês, tornou-se o primeiro argelino a conquistar uma medalha mundial neste evento desde Djabir Said-Guerni em 2003.

Arop se tornou o segundo canadense a ganhar uma medalha no evento e o primeiro desde que Gary Reed conquistou a prata em 2007.

“Isso parece redenção, poder corrigir alguns dos erros do ano passado”, disse Arop. “O ano passado foi uma grande lição de aprendizado e estou feliz por poder voltar disso. Nos últimos 100m, eu só queria deixar tudo lá fora e sentir que não tinha mais nada no tanque. Acho que dei tudo de mim. Infelizmente, não foi o suficiente para ganhar o ouro, mas bom o suficiente para voltar com uma medalha.”

Emmanuel Wanyonyi, campeão mundial sub-20 que completa 18 anos no dia 1º de agosto, terminou em quarto com 1m44s54. Ele ficou aquém de se tornar o mais jovem medalhista do mundo masculino de 800m.

“Minha corrida foi boa, muito dura e fiz o meu melhor”, disse ele. “Há tempo para tudo. Minha hora não é agora, mas chegará.”

Ausente da corrida de sábado estava o campeão de 2019 Donavan Brazier, dos EUA, que não conseguiu chegar à final porque continuou a lutar contra uma lesão no pé. O líder mundial, Max Burgin da Grã-Bretanha, retirou-se antes das eliminatórias com uma lesão.

Steve Wilson para o Atletismo Mundial


Tradução de:

https://www.worldathletics.org/competitions/world-athletics-championships/oregon22/news/report/wch-oregon22-report-men-800m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estão abertas até o dia 22 de maio, as inscrições para as regionais sul, norte, Palmas capital e Palmas interior dos Jogos dos Servidores

Competição integra os servidores públicos de todo o Tocantins em diferentes modalidades - Foto: Emerson Silva - Seju / Governo do Tocantins ...